domingo, outubro 30, 2005

Outono

 

Estou estafado! Estou há horas de volta da tradução de islandês antigo, enterrado em dois dicionários e apontamentos de declinações, de volta de uma gramática e farto de riscar uma palavra atrás da outra. Acho que por hoje já me chega... ou talvez não, lol.

Enquanto isso, ontem e antes de ontem houve festa: na sexta um jantar em casa da minha colega islandesa, ontem a festa de aniversário da Rocio, que é a espanhola que mora aqui no corredor. Não vou pôr fotografias agora, porque ainda estou à espera que me mandem as que outras pessoas tiraram, mas posso já adiantar que tirei a fatiota de puto de escola do armário :p

E como eu tenho uma promessa a cumprir, vou antes pôr aqui fotografias do Outono. Ando a juntá-las há semanas, por isso cá vão as melhores:





Estas duas foram tiradas no cemitério, as quatro que se seguem nos jardins do castelo.









Esta que vem a seguir achei piada à pilha de folhas caídas no declive:



E, finalmente, fotografias do Engelska Parken, o jardim entre a biblioteca universitária e a minha faculdade:











Depois faço uma entrada semelhante para quando nevar :]

Muitos beijinhos e abraços a todos, mas em particular aos irmãos maravilha e "supé-quidos" Eunice e Hélder: ela porque deu um salto em frente na sua carreira, concretamente um salto para aqui (muitos parabéns, "colega"); ele porque esta semana pude finalmente matar saudades dele, ainda que apenas online: estás guardado num cantinho muito especial aqui dentro, rapaz, milhares de quilómetros de distância durante um ano não o vão alterar ;) E hás-de ser sempre o meu mecânico preferido, LOL! :)

sábado, outubro 29, 2005

PORTUGAAAAAAS! :D

 

Bradem aos céus, dêem pulos de alegria e brindem ao D. Afonso Henriques, D. Dinis, D. João I, Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Gil Vicente, Camões, D. João IV, Marquês de Pombal, Pessoa e outros tantos...

...finalmente dei com estudantes portugueses em Uppsala!!! :D

Estava a ver que nunca mais!!!!



Estes dois malucos cujos nomes eu nem fixei de tão contente que estava acabaram de me vir tocar à campainha. Pelos vistos já há algum tempo que tinham visto o cachecol português que eu tenho pendurado na janela e esta noite, quando vinham de uma festa no prédio número 7, viram luz no quarto e pimba: 'tá a entrar e cumprimentar aqui o Hélio, para meu delírio com muitos abraços e risos à mistura :D Mal queria acreditar quando ouvi alguém a falar português comigo :D

Estou radiante, perdi completamente o sono. O prazer que é voltar a ouvir português e falá-lo com alguém :] Amanhã vou andar com um sorriso parvo de orelha a orelha estampado na cara :] Advinham-se muitas noites de "tuguice" pelas ruas e bares de Uppsala com estes dois - ela do Porto, ele de Lisboa - e ainda um quarto português que está cá a tirar doutoramento (será o amigo da Mariana?).

Já vos disse que estou radiante? :D

quarta-feira, outubro 26, 2005

Gustavianum

 

Ontem fomos ao museu universítário, situado num edifício chamado Gustavianum. Localiza-se mesmo em frente à catedral e foi construido na década de 1620 por ordem do rei sueco Gustavo Adolfo (daí o nome), de modo a albergar salas de aulas, uma cantina, um dormitório para estudantes e, mais tarde, uma biblioteca e uma sala de reuniões para o corpo dirigente da universidade.



A cúpula foi acrescentada posteriormente, quando um professor que, pelos vistos, tinha uma enorme queda para a genialidade, decidiu construir um anfiteatro para aulas de anatomia.



Brutal, não? Parece uma coisa saida do filme do Frankstein ou do Drácula, das aulas do professor Van Helsing. Tem uma sonoridade do caneco e deve ter o seu quê de empolgante ter lá aulas. O museu tem ainda uma sala sobre anatomia (mesmo ao lado do anfiteatro, claro), outras duas enormes sobre a história da Universidade, uma com artefactos grego-romanos e egípcios (incluíndo múmias de pessoas, crocodilos, falcões e gatos) e ainda uma sobre a Idade do Ferro escandinava.

Foi a esta última que a Alexandra nos fez uma visita guiada. Essencialmente, vimos objectos encontrados em túmulos antigos: armas, cornos de beber, joalharia, vestígios de barcos de madeira, utensílios do dia-a-dia e algumas pistas sobre métodos de construção, roupa e crenças religiosas. Em exposição havia ainda umas quantas varas com calendários inscritos com runas (a coisa regia-se por um sistema matemático um pouco complexo), usadas pelo menos até ao século XVI. Como não se podia tirar fotografias, esta foi a única que encontrei na internet:



E o frio já começa a apertar. Esta semana já andou pelos 0 graus, agora está a subir um pouco, mas já me constou que é de esperar coisa de 10 negativos para a semana....até doi só de pensar. De manhã já é normal dar com tudo coberto de gelo (mas ainda não de neve) ou com as poças de água congeladas. Veja-se as fotografias:





Quanto ao exame de islandês antigo, nada de medos porque é de levar para casa. Temos nove dias para traduzir um pequeno texto, identificar toda a estrutura gramatical das primeiras seis linhas, escrever uma página relativa ao género literário em que se insere e outra sobre um autor de nome Ari Þorgilsson. E não, a primeira letra do sobrenome dele não é um P: é antes um caracter velhinho que também se encontra no inglês antigo e que se lê como F (no inglês moderno passou a TH, como em think).

E não te preocupes, Madalena, que eu não me esqueci das fotos do Outono. Esta semana ponho-as aqui ;)

domingo, outubro 23, 2005

Paganices I

 

Pois é, faz hoje dois meses que eu cá estou, lol. Ando a contar isto feito parvo :p

Para assinalar a coisa, decidi ir dar uma curta voltinha à cidade antiga - Gamla Uppsala - e fazer as minhas primeiras oferendas de jeito desde que estou na Suécia. Ontem estive a apanhar folhas de árvore e depois a atá-las para fazer numa coisa que, não sendo bem uma coroa, anda lá perto. Apanhei o autocarro, fui até ao fim da linha e pronto: eis-me no local do antigo grande centro de culto pagão.









Depois de ter dado uma volta pela mata local, acabei por deixar a oferenda por entre as raízes de desta árvore velhinha atrás da segunda colina tumular.



O arranjo de folhas, nove bolachas e uma moeda, aquela uma coroa sueca que me sobrou quando comprei o meu martelo do Thor. Em primeiro lugar para o Freyr, é claro, mas também para a Freya, Njord e a irmã, Gerd, Thor, entre outros e tudo e tudo e tudo.

Agora vou mas é ler, que amanhã é dia de debate dos trabalho e terça-feita temos visita guiada ao museu universitário :D Depois eu ponho muitas fotografias ;) E quarta é quando os enunciados do exame de islandês antigo vão ser distribuidos...medo, muito medo, lol.

Beijinhos e abraços com carinho e saudade :)

sábado, outubro 22, 2005

"Henguique"

 

Mais um de que eu me esqueci :(

Devia ter escrito esta entrada no dia 2 de Outubro e foi apenas agraças ao João Artur há uns minutos atrás no MSN que eu descobri que o Henrique tinha feito anos. Mil e uma desculpas, Henguique! Mas acredita que mesmo tarde é com toda a sinceridade que te desejo mais um próspero ano de vida, recheado de sucessos, bons momentos e muita, muita, muita sorte para todos os teus projectos e mais alguns :)

Não sei bem que mais para além de palavras te posso dar, estando eu aqui e tu a milhares de quilómetros de distância (e com mais uns valentes graus de temperatura ambiente, lol), por isso puxei de umas quantas fotografias. "Muitas", pediste-me tu às 5 e picos da manhã à porta de minha casa, por isso espero que gostes.



Saio da Biblioteca Universitária e, olhando para o lado esquerdo, é isto o que vejo. Ainda não consigo imaginar esta vista coberta de branco...não perco pela demora, é o que é!



Apenas um dos trilhos no jardim à volta do castelo, já com o Outono bem presente :)



E agora Estocolmo, que eu estive lá esta quinta-feira. Eis o Parlamento Sueco no seu esplendor algo veneziano e...



...esta é uma ponte que lhe dá acesso, já que o edifício está dividido em duas partes por um pequeno pátio público. Se por um lado dá jeito para a chegada de comitivas oficiais, por exemplo, por outro é uma nota de proximidade entre o político e o cidadão anónimo que atravessa literalmente o espaço do parlamento em qualquer passeio casual. Muito escandinavo.









Não, não são dois suecos todos bons ou duas suecas todas boas a tomar banho em Estocolmo: isso queriam vocês! É "apenas" o Henrique (seta vermelha) e o Samuel (seta preta) numa tentativa de imitação do Matrix. Foi há um ano ou dois anos atrás em casa do Valverde, num Verão que deu para muita coisa :p Vá, André, dá lá pulos de contentamento por eu mostrar a tua piscina, LOL!



Esta última é especial. Isto foi no meu jantar de aniversário este ano; agora pelo teu, ainda que atrasado, retribuo da melhor maneira que me é possível a esta distância e pela internet :)

Muitos Parabéns, Henrique. Abraço!

sexta-feira, outubro 21, 2005

Aniversários - Os Primórdios

 

Já devia ter feito isto há mais tempo, aliás, desde que abri este blogue, mas só esta semana é que me lembrei da coisa.

A partir de agora há um catinho novo na coluna esquerda: Aniversários, para comemorar os dias de anos do pessoal (pelo menos aqueles cujas datas eu consegui recolher). Vão estar lá todos listados e com links directos para as entradas, para que todos as possam ler e saber quem foi o felizardo que fez mais 12 meses de vida :)

Entretanto, tenho que fazer justiça a quem fez anos e eu esqueci-me.

Valverde, João Artur e Tiago: PARABÉÉÉÉÉÉÉÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que os vossos aniversários tenham tido piscinas de diversão, barris e pequenos paus (mas não lenha) de animação e altos voos com muita emoção. Pronto, acabei de juntar clichés relativos a vocês numa mesma frase rimada, LOL! Aniversariantes, tomem lá uma francesinha que a Inês Subtil fez em casa do Ferro há coisa de um ano e poucos meses. Bem sei que vocês são três e elas quatro, mas podemos sempre cantar uma coisa do género:




Lá vai uma, lá vão duas, três e quatro francesinhas a desfilar;
Uma é do André,
Outra do João,
Outra ainda do Tiago
e a outra é para quem a quiser cozinhar!*

* - Alternativamente: provar, trincar, devorar ou dar de volta à Inês para não enjoar, LOL! Desculpa Inês ************************** :)

Beijinhos e Abraços a todos, todos, todos e todos :)

domingo, outubro 16, 2005

Jantarada em Sernanders väg 2

 

Ontem houve festa no apartamento da Ailyn. Cinco marmanjos do mestrado juntaram-se a um sueco e uma espanhola e deliciámo-nos com sabores turcos, vinho francês (eu fiquei-me pelo sumo de maçã, lol) e um bolo de bolacha feito aqui pelo je :p Já depois da refeição juntaram-se a nós mais dois suecos e um inglês (com um sotaque britânico carregadissimo!) em amena cavaqueira que durou até às 3 e picos da manhã.

Deu para conversar de tudo e mais alguma coisa: o curso, a vida nocturna sueca, música, filmes, séries de televisão, direitos das tribos indígenas do norte da Suécia, outras universidades, festivais de Verão e afins, casos ridículos da justiça norte-americana, a burrice crónica dos Estados do midwest, o Q.I. incrivelmente baixo do Bush, piadas do John Cleese, os grupos de death metal na Suécia e Noruega, lobos e ursos, mitologia, a nossa muito esperada ida ao Museu de Arte Antiga de Estocolmo, os anões da Branca de Neve, a dissertação que temos que escrever até Maio, as aulas de islandês antigo, hidromel, canções e jogos e eu sei lá que mais! Pelo meio a Aylin ainda levantou a hipótese de fazer um dos roteiros pedonais do Caminho de Santiago no Verão, já que eu e a Olga (a rapariga espanhola) falámos-lhe na coisa. O Shane também se lembrou de fazer ainda este semestre umas noites de filmes e documentários, incluindo um sobre Joy Division :]



Da esquerda para a direita: Frederik (sueco), Olga (espanhola) e os meus colegas Florent e Aurore (franceses), Shane (australiano) e Aylin (nova-iorquina de origem turca).



Esta foi tirada lá pelas 2 e tal da manhã, quando já só estavamos reduzidos a cinco e com quatro garrafas de vinho vazias em cima da mesa, lol. À direita está o tal rapaz inglês, mas não fixei o nome dele: tem a grande virtude de ser um fã do Aeroplano, Onde pára a Polícia e Family Guy :D

Entretanto, adicionei três novos links à coluna do lado esquerda do blogue. Lá em baixo, em Link a não esquecer, podem aceder ao Monty Python's Completely Useless web site (não sei porque carga d'água é que não acrescentei este há mais tempo... "xeime ón mi", lol), à página da Associação de Tradições Politeístas e ainda à dos Filhos de Athena. Este último site transpira cultura e tem um bom fórum com pessoas simpáticas, interessantes e sempre prontos a ensinar e a aprender, pelo que merece uma visita vossa ;)

Beijinhos e abraços a todos. Desejos de boa sorte ao Henrique e ao Siopa que já soube que vocês andam a preparar umas peças de teatro :)

sexta-feira, outubro 14, 2005

Finito!

 

E já está! Esta tarde dei a última revisão para limar arestas e corrigir umas quantas gralhas e pimba: trabalho terminado! :D São 3729 palavras de devaneios socio-político-mitológicos sobre a hospitalidade, mais capa, notas de rodapé e bibliografia. Apesar de me ter obrigado a sessões de leitura intensivas - por vezes até às tantas da manhã - foi um gozo do caneco escrevê-lo, tanto que até deu para momentos de humor negro e, é claro, aquela piada tirada do Santo Graal dos Monty Python :p



Agora é esperar para saber a opinião da Alexandra e dos meus colegas, porque sim, todos os trabalhos vão ser discutidos entre nós numa aula reservada exclusivamente para esse propósito. Quanto ao porquê da frase no meu nick no MSN até há uns minutos atrás (agora passou para uma coisa mais élfica), ei-lo:



O lado de fora da porta do meu quarto. Mais parece que a arrendei ao Instituto de Turismo de Portugal, LOL! Mas gosto dela assim, sempre dá para matar algumas saudades que vão aparecendo ;) Obrigado mãmã por estes e outros tantos postais que me mandaste, resmas deles! :) E obrigado também ao Pedro que há coisa de uma meia horita atrás mandou-me uns ficheiro de som da Mega FM para eu me rir um bocado e recordar uns sons de rádio lisboetas :p

Entretanto, o Outono já está mais que instalado: às 18.30 já é de noite, pela mesma hora faz um frio que já pede luvas e as árvores estão em mudança de cor à força toda. Algumas já se despiram todas, as malucas, que elas querem é andar p'ra 'í nuas, hehehe :p Ando a tirar imensas fotografias da "paiságe" em mudança para depois escolher as melhores e pôr aqui, mas, por enquanto, vão ter que se contentar com este pequeno aperitivo:



Bonito, não é? E ainda nem vai a meio da estação :)

Beijinhos e abraços a todos. Amanhã temos mais fotografias e histórias porque vai haver um jantar de colegas em casa da Ailyn. Quero ver se faço um bom bolo de bolacha: como disse um amigo meu de Lisboa chamado Sérgio, tenho toda uma cultura para mostrar e dar boa imagem (pronto, lá vem o Turismo de Portugal outra vez, LOL!).

terça-feira, outubro 11, 2005

Monty essay...

 

Bem, acabei de escrever a terceira e última parte do meu trabalho sobre a hospitalidade, mas antes de me ir deitar queria partilhar uma pequena parte com o pessoal:

"It should first be noted that a king in ancient Scandinavian society was not a God chosen figure with an (almost) unquestionable right to take power and wield it in an absolute fashion. He was more of a primus inter pares figure or, at least, one which depended on his peers or comitatus to retain power. Even being of the same blood as the former ruler was not a full proof guaranty and a king with no ties, friends or allies was no king at all. He would hardly ever reach to the status, let alone keep it. So, if divine right, family ties or, as Monty Python would say, strange women lying in ponds distributing swords was not enough to make a king, then what was?"

Oh yeah, LOL! Desde que começei a escrever o trabalho que estava a ver quando é que metia uma piada dos Monty Python e finalmente consegui, vinda direitinha do Santo Graal! :D



E com este momento de humor me despeço por hoje. Até sexta! Beijinhos e abraços a todos os que estão aí em Alcobaça, Nazaré, Lisboa (e arredores, incluindo a margem sul), Leiria, Coimbra, Santarém, Ericeira, Beja, Porto, Açores, Inglaterra, Brasil, Holanda e tudo e tudo e tudo onde possam estar a ler isto :)

P.S. - Mãmã e pápá, eu depois traduzo a coisa, se quiserem ;)

sábado, outubro 08, 2005

Mega saudades

 

Pronto, também já era altura :)

Ainda não cheguei aos dois meses de Suécia e já estou a começar a ter saudades de muita coisa. Também não foi por acaso: hoje lembrei-me que a Mega FM, a rádio que acompanhou os meus estudos em Lisboa ao longo de seis anos, tem uma emissão online e vai daí liguei-me, naquela de ouvir um locutor em português por uns instantes. Olhem, foi o que bastou para uns minutos de nostalgia com muitas, muitas, mas muitas memórias de Lisboa :)

Nada de concluir que não estou a gostar disto, muito pelo contrário! Posso dizer com toda a sinceridade que acertei em cheio: é um sítio ideal para fazer aquilo que sempre quis, mas isto de voltar a ouvir uma rádio portuguesa passadas estas semanas todas tem que se lhe diga. É isso e ouvir Madredeus, tanto que...



...este é de momento o ambiente de trabalho do meu computador. Ah, e claro: o fartar-me de ver nicks com a palavra "Lux" no meu MSN, LOL! Porque sim, o Terreiro do Paço era passagem obrigatória quando se ia e se vinha da melhor discoteca lisboeta. Ricardo, Miguel e Pedro: que saudades, seus malucos! :)

Para todos os meus amigos de Lisboa, mesmo os que estão desaparecidos (e principalmente para um dos desaparecidos): muitos, muitos, muitos beijinhos e grandes abraços do tamanho da distância que nos separa :)

Entretanto, apresento-vos o Gustav, um dos rapazes suecos a morar aqui no corredor, e a respectiva namorada, uma das muitas pessoas que esteve cá ontem à noite para a festa neste andar do prédio. A mãe dele também se juntou a nós, a maluca :p



Abraços e beijinhos a todos, estejam onde estiverem :)

quinta-feira, outubro 06, 2005

Living in Sernanders väg I

 

Ainda não vos tinha falado do sítio onde estou a morar, pelo menos não como deve ser, por isso cá vai disto :p

Fica numa área chamada Flogsta (lê-se Flougstá), quase no limite ocidental da cidade, e é a maior área de residência de estudantes em Uppsala: devemos ser coisa de uns poucos milhares. Sernanders väg é um dos recantos, uma rua quase fechada nela mesma e que, como tal, tem o ambiente pacato de um bairro, com grandes espaços verdes que mais parecem recortes de um bosque. Há uma pequena área protegida aqui ao lado, um supermercado a coisa de três minutos a pé, uma paragem de autocarro a um minuto e a minha faculdade fica a vinte minutos (oito ou nove de autocarro). Cada um dos prédios tem sete andares, cada um dos corredores - tanto o esquerdo, como o direito - tem doze quartos individuais com casa-de-banho, mobilia, aquecimento e ligação à internet à pala a 10 megas por segundo. Ao que consta, naquilo que na prática é o oitavo piso, para além de um grande terraço também temos sauna ;)



Mapa de Uppsala (a parte norte, já que também tem um extremo sul). A seta vermelha indica Sernanders väg, a azul a faculdade e a amarela a catedral, logo a zona do centro histórico.

Mas quando me mudei para cá - pensava eu que era o fim dos meus problemas de alojamento - soube que iam mudar o meu papel de parede. Resultado: dois dias a acordar às 6 da manhã (porque às 7 os homens começavam a trabalhar) e uma noite a dormir na cama rodeada de mobilia empilhada no centro do quarto. Venham as fotografias:



O aspecto do quarto quando eu cá cheguei.



A mobilia empilhada durante a renovação do papel de parede.


E depois das obras, arrumações e uns quantos quadros e molduras compradas no IKEA, eis o resultado:









Ah pois é! Jeta, Babe, achas mesmo que eu ia deixar esta preciosidade em Alcobaça? Qual quê! Fica pendurada na parede para que toda a gente que entre no meu quarto possa admirar o teu desenho e conhecer a grande Advogada do "Proletariado" Medieval! :D (*Shuack*)

E quanto a imagens de Sernanders väg? Pois bem, cá vão elas:





A ciclovia perto dos prédios de Sernanders.









A vista do meu quarto :) Continua a ser verdinha, mas não estou a 10 quilómetros de Uppsala; e se no meio do nada eu tinha vacas...



... aqui tenho esquilos!!! :D

C'est la vie en rouge, ou antes a vida in Sernanders väg ;)