quarta-feira, novembro 09, 2005

Dá cá o teu bacalhau

 

Hoje foi um dia muito variado, cheio de pequenos momentos. E por hoje entende-se terça-feira, dia 8 de Outubro, já que esta entrada foi escrita a horas indecentes, lol :p

Com as cadeiras de Terras Nativas Vikingues e Islandês Antigo terminadas (esta última ainda falta saber a nota), segunda-feira comecei as duas outras deste semestre: Expansão Vikingue - da Terra Nova a Bagdade e Literatura Islandesa Antiga. Agora tenho que começar a fazer nova pesquisa e mergulhar ainda mais nos textos medievais islandeses, por isso fui ter com a Alexandra (a professora que coordena o mestrado, a do piercing e tal), bati à porta do gabinete dela e estivemos a falar do tema para o meu próximo trabalho. Pensei em fazê-lo sobre os ataques vikingues à Galiza entre os século VIII e XI, de modo a explorar uma área muito pouco conhecida no mundo académico não-ibérico, precisamente por não saberem ler português ou espanhol. Parece que o facto de eu poder ter que usar fontes em línguas ibéricas não é grande problema, se bem que convém usar o máximo de obras em inglês que me for possível: afinal, os professores também querem confirmar as fontes e referências bibliográficas, mesmo que não o possam fazer com todas.

E é a Galiza, claro! Ando muito galego, a minha bisavó materna deve estar com um sorriso estampado na cara - esteja onde estiver - ela que veio da Coruña para Portugal durante a Guerra Civil Espanhola. Ganda bisa!!!

Por outras andanças, hoje ia eu a passar por umas lojas num centro comercial e eis que começo a ouvir uma música familiar a sair de uma delas. Dizia qualquer coisa como: Push me...'till I can get my satisfaction ;) Um grande, grande, grande beijinho para a maluca da Saram, que foi a primeira pessoa de quem eu me lembrei mal ouvi a coisa. Tenho umas saudades enormes das tuas maluqueiras, gaja ;) Vamos levar a música ao LíDoLos, LOL!

Mais tarde fui finalmente ao ginásio universitário. Irra, que estava a ver que nunca mais! A coisa tem grandes condições, mas os utentes são muito acima dos 50 anos: tenho que tentar o outro ginásio universitário, LOL! Esta semana ainda devo ir mais umas três vezes, que quero ver se entro numa rotina de dia sim, dia não.

E quando cheguei a casa, eis que me deu para agarrar no bacalhau descongelado que tinha no frigorifico e fazer uma pequena iguaria:



Bacalhau gratinado, confecção aqui do Héliocoptero :) Posso dizer com toda a sinceridade que estava uma delícia... ou isso ou a fome era muita... o que não seria de espantar...ginásio e tal, LOL! Ai como eu estou :] Depois tive o prazer de o comer - o bacalhau, é claro - enquanto via o Yoda de sabre empunhado no Episódio II da Guerra das Estrelas, felizmente legendado, como em qualquer país civilizado que compreende que valorizar a sua língua não passa por desvalorizar a dos outros.



Pronto, já chega de histórias. Vou para a caminha que amanhã tenho a minha primeira aula de Literatura Islandesa Antiga. Beijinhos e abraços a todos, mas principalmente para o Pedrito - o da Tasmânia ;) - e o Nunito: ao primeiro digo para ter cabeça, calma e muitas felicidades; ao segundo que os amigos são os que entram quando todos os outros saem, que a esperança mesmo ante a maior das tormentas é essência do humano. Tu gostas de Tolkien, Nuno, não preciso de te explicar a coisa ;)

Que a Força esteja convosco! Todos, todos, todos vocês :)

3 Comments:

Blogger pedro disse...

Viva o Bacalhau, viva Portugal, viva a Galiza e viva Salamanca/Cáceres!

Eu explico... Bacalhau é o nosso símbolo gastronómico, o Exm.º Sr. Eng.º Drº Prof. Rei Bacalhau, Portugal porque é o rectângulo onde surgimos para a vida, Galiza porque é a nação (sim, a Galiza É uma nação) da bisavó do Maluco do Sueco (e pelo que investiguei também é dos meus antepassados do séc. XVI) e Salamanca/Cáceres porque daí vieram mais recentemente uma parte das minhas raízes.

Como vai tudo Maluco? Já tens neve para mostrar e trenós para zarpar? Eheheheh

Grande abraço :-)

p

10:29 da manhã  
Blogger Héliocoptero disse...

Eina, conseguiste traçar os teus antepassados até aos século XVI! Depois tens que me explicar quais os corredores que percorreste para isso ;)

E neve...nem vê-la. Dizem que este Outono está a ser o mais quente das últimas décadas (ou mais tempo ainda). O raio da temperatura não desce para lá dos 9 graus. Sorte do caneco :(

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

LOL :D Se vieres a Portugal vês neve (lol)! :p E que bom aspecto tem o bacalhau :)
E bem que podias contar de vez em quando umas lendas Islandesas antigas :D
Namárië :)Mára lómë ar marë olori :)

11:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home