quarta-feira, março 08, 2006

Soltem os cabelos!

 

No Dia Internacional da Mulher, aqui vai a minha pequena homenagem a todos os elementos do sexo oposto:



Pôr mulheres onde os homens dominam! Imagem produzida em França sob o título Um tributo às mulheres e alvo de um processo judicial por parte de beatas consciências católicas, que se acham acima da crítica, sátira, usos e debate a que está sujeita qualquer coisa que numa sociedade ocidental faz parte do espaço público. O Vaticano é um paradigma da expressão «façam o que eu digo e não o que eu faço»: venha ao mundo a democracia, liberdade e a igualdade de que a Igreja não é exemplo.

O título desta entrada deriva da tragédia grega As Bacantes, das palavras do rei de Tebas, quando ele fala escandalizado de como as mulheres da cidade soltam os cabelos quando se juntam às procissões em honra do deus Diónisos. Hoje, dia inteiramente no feminino, honre-se a memória e sacrifício daquelas que, da Antiguidade Clássica aos nossos dias, souberam e sabem quebrar o status quo e fazer valer os seus direitos e vontades.

Soltem os cabelos e agitem-nos frenéticamente perante a misogenia retrógada de padres, empresários e políticos, façam escorrer leite e mel das pedras: as mulheres são capazes de chegar tão alto e longe como qualquer homem, até mesmo o filho de um deus.

Pronto, já disse a blasfémia de hoje :]

2 Comments:

Blogger  disse...

Olá Hélio,

Conheci o teu blogue através do Blog da Rita,já estive a ler várias coisas e gostei muito. Ainda bem que tu e a Rita se divertiram muito na neve, foi muito divertido ver.

Quando às mulheres, nunca duvides, temos capacidades que a vida nos vai descortinado em resistência, partilha e amor. Tanto, que até a nós mesmas nos surpreende!

Um abraço Mó

8:32 da manhã  
Blogger papoilasaltitante disse...

Não dúvides caro rapaz do helicóptero!!! É mesmo isso!
Obrigada .... pelas mulheres todas do mundo!
Bjs
Marisa

10:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home