quinta-feira, agosto 25, 2005

Por aqui, por favor.

 

Hoje fiz a boa acção da semana. Comecei por me levantar às oito da manhã, estranhamente sem grande esforço, e tomei o pequeno-almoço. Depois vesti-me e meti-me a explorar algumas ruas da parte oriental da cidade. Hoje, para além da descida de temperatura, choveu de vez em quando, com intervalos em que parava e outros em que a água caía com grande intensidade. Ainda assim, as pessoas continuavam a andar de bicicleta (resistentes!).

De volta a casa para o almoço, enquanto estava arranjar a comida meti-me a ler numa das mesas da cozinha. Apareceu um rapaz francês que também está na pousada e, disse-me ele, estava com ideias de fazer o mesmo mestrado que eu, mas que não tinha conseguido concorrer a tempo este ano. Eu mostrei-lhe a lista da bibliografia básica, já que ele estava interessado em ter uma ideia. Lá pelas 13.40 saí de casa em direcção à Associação de Estudantes para mais uma das actividades da Semana Internacional: uma fika. Diz a definição no programa de actividades que consiste essencialmente em conversar enquanto se bebe um chá ou um café, talvez acompanhados por uma sandes ou umas bolachas, e que o importante na fika é simplesmente falar, sobre tudo ou sobre nada, em qualquer altura do dia. No meio da coisa conheci três australianas, uma neo-zelandesa e quarto alemães. Um deles apareceu tipo de pára-quedas. Tinha ido lá para arranjar o cartão de estudante provisório e, como estava no sítio errado, eu decidi levá-lo até à Nação de Västgöta, até porque também já estava farto da fika: dezenas de pessoas numa cozinha e ainda por cima a beber chá é calor a mais para mim! Depois ainda mostrei ao alemão onde era o banco que ele procurava (o mesmo onde eu abri a conta), o Burger King, a loja da Vodafone, a Biblioteca da Universidade e a Faculdade de Economia (o Ekonomikum). Estou cá há apenas 3 dias e já ando a fazer visitas guiadas, hehehe. A caminho de casa dei de caras com um caracol sueco (era grande, o malandro).

Bem, já chega de conversa. Vamos a mais umas fotos de Uppsala :)







A Nação de Estocolmo.







Um corvo novinho. Há imensos por cá, andam pela cidade como os pombos em Portugal e alguns deles são enormes, tipo coelhos. Ver se tiro uma foto a um.