terça-feira, agosto 30, 2005

Välkommen till Uplands Nation!

 

Hoje jantei de graça, oferta de boas vindas da Nação de Upland a todos o seus novos membros, suecos e estrangeiros :)

O evento estava marcado para as seis horas da tarde. Pensei tratar-se do hábito sueco de jantar cedo (segundo o padrão português), mas, afinal, a coisa foi pensada de um modo bem mais abrangente: não era só um jantar, mas também uma visita guiada pelos recantos do edifício (com a devida apresentação de todos os que por ele se movimentam), uma actuação da banda da nação (a versão local das tunas e com a mesma dose de loucura :p) e a apresentação de associações e organizações da cidade que se dirigem aos estudantes, ou estão disponiveis para os ajudar.



Começou precisamente por este último ponto. Com todas as pessoas sentadas em duas longas mesas no salão principal, ouvimos representantes de, por exemplo, uma associação mundial de estudantes que proporciona estágios para a formação de futuros líderes, uma representante da FUGS (associação local de estudantes gays), da Igreja Luterana Sueca (representada por três mulheres, todas elas sacerdotes) e de activistas de uma campanha pelo uso do preservativo. Aliás, duas raparigas à entrada do salão entregavam uma "borrachinha" e um panfleto informativo a todos os que entravam. Mais à frente ainda conhecemos duas responsáveis da nação pela protecção dos estudantes em caso de tentativas de abuso ou assédio. O nível de organização destes suecos impressiona-me!

Depois seguiu-se a visita guiada, com todos os estudantes estrangeiros num mesmo grupo e liderados por uma das raparigas do gabinete internacional da nação. À minha volta estavam italianos, franceses, uma alemã (com falei a maior parte do tempo), dois americanos e alguns orientais, quiça japoneses, mas não tenho a certeza. De portugueses ainda nem sinal. Foi nesta volta pelo edifício que pude, pela primeira vez, irar uma foto do pequeno jardim nas traseiras:



É aqui que vamos fazer um piquenique em Setembro ou, caso esteja a chover, vamos a umas piscinas locais. O jardim tem três estátuas. A primeira, pelo que me disseram, representa a maternidadena na figura de uma senhora com aspecto reverenciável; a segunda, pequena e ali pelo meio das cadeiras brancas, é um alce de cabeça virada para trás (anatomicamente impossivel, mas artístico); a terceira, a mais alta de todas, mostra o titã Prometeu e a águia que lhe devora o fígado todos os dias. Há também um bar exterior e, como podem ver, uma esplanada onde se toma uma bebida ou mesmo refeições completas. Depois ficámos a conhecer o bar nocturno numa das caves e outro bar no piso superior, onde nos foi apresentado o responsável pelas actividades desportivas da nação, também ele um dos tutores no curso de barman e serviço à mesa; ainda duas salas de convívio, uma delas com jogos de tabuleiro e serviço de bar disponíveis, as três dirigentes máximas da nação, a responsável pelas actividades culturais (tais como visitas guiadas, idas a museus e espectáculos, etc.), os responsáveis pela discoteca e pelos ciclos de cinema, as líderes do coro, a pequena biblioteca, a cozinheira e ainda as duas mentes por detrás do clube de teatro da nação. Acrescente-se que estas duas últimas pessoas fizeram-nos entrar todos na casa de banho das mulheres para se poderem apresentar, LOL! Vê-se logo que têm uma pancada muito própria.



De volta ao salão, sentei-me ao lado de um dos rapazinhos que nos foi apresentado e com quem falei e ri longamente durante o jantar ;) Seguiu-se uma actuação da banda e depois passaram-nos uns papeis para a mão: era a letra do hino da nação (em sueco, naturalmente). Meio atrapalhado e depois de treinar a pronúncia com a ajuda do rapaz que estava ao meu lado, lá cantei quando chegou a ocasião. Depois, finalmente, veio a bebida e comida: cidra de pêra (fui eu que escolhi) e lasanha vegetariana com salada.



Os meus parabéns à simpática cozinheira: a refeição estava muito boa :p Depois de acabar de comer ainda tive mais dois dedos de conversa com a alemã e os dois suecos que estavam ao nosso lado. Um foi o que ajudou com o hino, o outro adora South Park e ambos são bastante simpáticos. Vamos bem :)



Sinceramente, gostei daqueles três horas acolhedoras: dois polegares para cima para a Nação de Upland! Vai ser minha terceira casa aqui em Uppsala: a primeira será obviamente o sitio onde eu vou morar, a segunda será o meu departamento (nomeadamente a biblioteca), se bem que aos fins de semana esta última pode passar para terceiro plano, hehehe. E a cidra de pêra...ui! :p