sexta-feira, novembro 04, 2005

Coisas suecas I

 

Terminado! Esta tarde acabei o exame de islandês antigo e enviei-o para o professor via e-mail. É um alívio do caneco! Estes últimos dias têm sido uma maratona de estudo em que tive que recorrer a cinco dicionários de quatro línguas diferentes (islandês antigo, islandês moderno, norueguês e gaélico), fora a pesquisa apressada sobre a vida e obra de um autor e o genéro literário do texto que tinhamos que traduzir. Agora é esperar pela nota. Entretanto, já soube a do trabalho sobre a hospitalidade: nota máxima, um belo de um A! :D

Para libertar o stresse acumulado, hoje juntei-me a uma tradição entre os estudantes de Sernanders väg. Todas as noites (ou quase), sempre às 22 horas, os alunos que vivem neste pequeno bairro estudantil metem as cabeças fora das janelas, faça chuva ou faça sol (o que de noite é um bocado complicado) e berram, berram muito, berram até se cansarem de gritar ou de rir. É uma tradição transmitida aos novos alunos todos os semestres, de tal modo que a coisa parece que já dura há vários anos. Que moca!

Gritaria à parte, adivinha-se um fim de semana a ritmo de cruzeiro com leituras calmas, limpezas, um jantar de curso e - a ver se é desta - a primeira ida ao ginásio universitário. Algo me diz que assim que me inscrever vão-me dar mais um cartão, pois claro. E digo mais um porque neste momento já tenho a carteira a abarrotar com cartões para tudo e mais alguma coisa que me seja precisa aqui na Suécia:

- Cartão do seguro de saúde europeu (este já vim com ele)
- Cartão visa de um banco português (dá jeito para algumas compras)
- Cartão do banco sueco em que abri a conta
- Cartão da Nação/Associação de Estudantes
- Cartão para aceder à sala na faculdade reservada a estudantes de mestrado
- Cartão para abrir a porta do prédio e apartamento (sim, é com cartão e código...chiquérrimo!)
- Cartão das bibliotecas (felizmente serve para todas as da Universidade!)
- Cartão de fotocópias da faculdade
- Cartão de fotocópias da biblioteca universitária (infelizmente são diferentes...)
- Cartão da Associação Fjölnir (coisa para estudantes de História e afins)
- Cartão da Licença de Residência na Suécia.



Acham muito? Pois olhem que ainda faltam pelo menos dois: o do ginásio e o de desconto de estudante, válido para uma data de coisas e em qualquer parte da Suécia.

E não, ainda não tive uma noite de farra das grandes e algo me diz que tão depressa não vou ter: o tempo muitas vezes escasseia e há que poupar dinheiro. Por estas e por outras é que acabo a sonhar com o Lux como há duas noites atrás, LOL! Sim, é verídico. Se me vejo lá dentro ainda beijo aquelas escadas por baixo da bela da bola embrulhada em meias de liga que lá está pendurada desde a Festa da malícia :] Ai as saudades de ser puto reguila a pulular de iô-iô e a meter os seguranças de sorriso na cara :p

Já agora, vejam se advinham a que horas esta fotografia foi tirada:



Palpites? 18 horas? 17.30? 17 horas? Perto, mas ainda não está certo. Apanhei o sol nesta posição desavergonhada por volta das 16.30.... e ainda só vamos no começo de Novembro!

E antes que me esqueça, o João Brito perguntou-me se este ano também vai haver bolinhos de noz pelo Natal e é claaaaaaaro que sim :) Já tenho a viagem de avião marcada para as 3 da tarde de dia 19 de Dezembro, para dia 20 poder deitar mãos à obra (ou antes à massa e formas) e dia 21 começar a distribuição após o pôr do sol de solstício e na habitual companhia luminosa da candeia e raminhos de pinheiro :) Só não garanto é que dê para fazer tantos como o ano passado, mas sim, a jovem tradição vai continuar a ser o que era ;)

Beijinhos e abraços a todos! Muitos, muitos, muitos e com muitas saudades! :)

1 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

IUPI!!! :D TR~ES VIVAS PELO TEU A :D :D :D
E eu acho que a foto foi tirada às... :? sei lá, 16.30 :p
Acertei???
Gwen :p

(se acertei quero um bolinho de noz... lol) :D

5:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home