sábado, novembro 26, 2005

Åland à vista e pouco mais...

 

Estava numa de fazer uma pausa no estudo que se arrasta há dias e ontem foi sem dúvida um dia diferente: o Masond, um dos rapazes suecos aqui do corredor, tinha-me convidado para ir com ele às Åland (lê-se Ouland), um pequeno arquipélago entre a Suécia e a Finlândia. Iam lá comprar álcool, coisa cara em território sueco, mas que pelos vistos era mais barata nas ditas ilhas. Ora, pensei eu, isto é uma coisa muito ao género dos portugueses de há umas décadas atrás que iam a Badajoz comprar caramelos como quem precisa deles como ar para respirar e eu pensava estar vislumbrar a oportunidade de visitar um recanto da Escandinávia em boa companhia... pensava!

Afinal, quando ele disse "ir às Åland comprar álcool", o Masond devia ter dito ir comprar álcool no barco que vai para as Åland: a famosa loja onde as bebidas são baratas era a bordo do navio e, uma vez em território finlandês, é ver dezenas de suecos sair da embarcação por um lado e entrar logo a seguir pelo outro, só para dar um aspecto legal a uma viagem de barco que tem como único e exclusivo objectivo comprar alcoól a bordo: se estiverem 10 minutos nas Åland já é muito....... o que quer dizer que foi pisar terra já de noite e pouco mais.......

Mas pronto, ao menos ainda me consegui divertir um pouco durante a viagem de ida e volta pelo Báltico. Fotografias da vista maritima não há: já está a anoitecer às 3 da tarde e só chegámos ao porto de partida para as ilhas às 3.30. Fiquem-se com as imagens da rapaziada sueca com quem fui e uma foto do pão das Åland que comprei a bordo do barco:




As nossas caras de aflitos depois de tomarmos um shot que bateu e bem, LOL! Isto no bar do terceiro e último piso do barco, onde predominavam os homens suecos de meia idade, alcoolicamente felizes (ou já de rastos) e desesperados: salvo raras excepções, as únicas pessoas giras por aquelas bandas eram os /as empregados/as :p


Pão das Åland: delicioso! :p Pode ser que um pouco antes das férias de Natal eu vá mesmo às ilhas e compre mais um ou dois destes para levar para Portugal ;) Afinal, nada como um bom pão sueco, LOL! ;)

E após uma viagem de autocarro de hora e meia para Uppsala, quando chego a casa dou com uma agradável surpresa na caixa de correio :)


Um postal do Pedrito :) Obrigado!!! :) Vou guardá-lo bem guardadinho e depois ponho-o numa moldura quando voltar para Portugal no final do mestrado ;)

Pronto, foi esta a aventura de ontem. A coisa depois ainda teve uma longa noitada de bar em bar e de apartamento em apartamento em Uppsala. Dei um pulo pela Nação de Värmland «, onde trabalha a Helena, minha vizinha 'tuga e fiquei a saber que há mais um português a estudar por cá: esta noite vai-se tudo juntar num jantar em casa do Tiago :D Ah, e esta a nevar sem parar desde as 10 e picos da manhã: a neve já se acumula nas ruas, como bem podem ver:


Fotografia tirada por volta das 2 da tarde.


Fotografia tirada agora mesmo, coisa de 3.10. Mas já me constou que se espera queda de neve bem mais intensa na segunda e terça :D

Beijinhos e abraços a todos, que as saudades são muitas e já começam a apertar :) Vê-se logo que falta menos de um mês para as férias :]

1 Comments:

Blogger pedro disse...

E sai um pão sueco aqui para o canto!

Espero que tenhas gostado do postal. O prometido é de vidro eheheh

11:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home