segunda-feira, novembro 28, 2005

É natal, é natal... :D

 

No sábado, como eu disse, esteve a nevar horas a fio sem parar, de tal como que quando acordei no domingo - ontem, portanto - era esta a vista que eu tinha do meu quarto:



Advinhava-se um dia animado e com muita brincadeira, como de facto foi, com neve em abundância e as celebrações que abrem oficialmente a época natalícia aqui na Suécia. Claro que os portugas não podiam deixar de estar presentes e eu, a Helena e a Rita lá fomos a pé até ao centro da cidade. Pelo caminho, tempo ainda para o nosso primeiro boneco de neve:



Pode parecer grandito, mas não tinha mais que um palmo de altura: foi mesmo só para a piada :p

Já na zona histórica de Uppsala, fomos à casa-museu de um professor que deu aulas na universidade de cá nas últimas décadas do século XIX e primeiros anos do século XX. O Shane tinha-me dito que iam lá recriar um natal à antiga, com a decoração, canções e guias vestidos com roupa da época. Depois de pagarmos 15 coroas suecas e de termos calçado umas coberturas plásticas, lá fomos nós à aventura natalícia.



A mesa da sala de jantar, com comida tradicional. No canto direito estavam uns miúdos de roupas do século XIX a embrulhar presentes. A Rita e a Helena têm mais fotos, mas ainda não as trocámos.





A sala de estar, com a árvore de natal e uma mesinha com doces. A senhora vestida de empregada, depois de falar muito em sueco, deu voz a cantigas natalícias enquanto pendurava mais coisas no pinheiro, inclusive pequenas velas, já que luzinhas eléctricas era mentira naquela altura.



O quarto de dormir do professor e respectiva esposa, que estava lá a um canto a bordar e de volta de cartões de natal à lá século XIX. Topem os sapatinhos de plástico azul da Rita, lol.



O quarto dos miúdos: tão querido! Aquele armário do lado direito era uma casa de bonecas toda catita.





A cozinha, onde uma outra empregada fazia bolachas de canela enquanto a Rita e a Helena tiravam fotografias com ela à socapa, LOL!

Depois disto fomos passear, ver mercados de rua e ainda uma loja medieval junto da catedral, onde a Helena experimentou um arzinho da moda da Idade Média:



De dizer que além da decoração e música ambiente, a mesma loja tinha também uma taça com biscoitos de Natal de graça: que generoso que o comércio mais tradicional sueco consegue ser :p No edifício ao lado ainda vimos uma versão mais santa das montras "vermelhas" de Amesterdão, LOL: o presépio recriado não com manequins, mas pessoas a sério, inclusive um bébé de poucos meses (advinhem qual era a personagem dele).

Mas o ponto alto do dia estava reservado para as 16.30, hora em que estava previsto o início de um espectáculo de fogo de artifício no Jardim Botânico. Meia hora antes da coisa, já estavamos na colina do castelo por entre umas quantas centenas de suecos e não só, número que depois aumentou certamente para os milhares. Só que enquanto não chegava a hora, o que é que nós fizemos? Brincar na neve, é claro! Olha quem! :p



Ai está a nossa obra de arte :] É um boneco todo catita, foi às compras à H&M e tem bigode e tudo, LOL! Depois mudámos o sexo do boneco e passou a ser uma gaja de neve, LOL! Uma familia de suecos que estava ao nosso lado lá se ria de vez em quando com as nossas babuseiras: se eles soubessem as barbaridades em calão que nós estavamos a dizer, LOL! Também tentámos assediar o boneco - quando ainda era do sexo masculino - mas o malandro não derretia nem por nada :p



Já agora, brincar à batata quente com uma grande bola de neve, além de ter o seu quê de curioso, consegue ser uma moca de riso :D Isso e ver os putos suecos a mandarem-se pelos encostas do jardim abaixo, a rebolar na neve que nem croquetes: bem que a Helena ainda sugeriu agarramos em sacos de plástico a ver se a moda da Serra da Estrela pegava aqui, LOL!

E quanto ao fogo de artifício, deliciem-se:









Foi sem sombra de dúvidas um dos dias mais divertidos que já cá tive: isto é que foi começar o natal com dois pés direitos, LOL! Ah, e se acham que estava muita neve quando eu acordei ontem, então vejam como está agora:



Não pára de nevar desde as 11 da manhã, mas nevar com força. A continuar assim acho que vamos ter umas boas dezenas de centímetros de neve na rua :D

1 Comments:

Blogger pedro disse...

Estas fotos transportam-nos para o Natal de Sonho, ou não estivesses tu perto da Lapónia (bom, pelo menos bem mais perto que os tugas que ficaram cá pelo rectângulo). Aproveita bem o frio, a neve, brinca muito (bem me parecia que a farda de colegial te assentava que nem uma luva), para depois voltares para cá e fazeres como os foreigners, que perante os nossos cachecóis, gorros, luvas e casacos de penas se apresentam com uma camisinha, uma t-shirtezinha, como se estivessem trinta e tal graus ;-)

Grande abraço maluco do Sueco

12:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home