sábado, dezembro 03, 2005

Festa do departamento

 

Ontem o Departamente de Arqueologia e História Antiga teve a sua "Gasque" - Festa - de Natal, na qual conheci alunos e professores do departamento. Do meu mestrado os únicos presentes fui eu e a Aylin, mais a Alexandra, a coordenadora do curso. O resto não quis ir porque não estavam com vontade para isso, ou porque era muito caro: bem sei que 320 coroas é puxado, mas consta que o Departamento só faz uma festa destas por ano lectivo. Quando muito há outra em Maio, mas o estilo é outro :p

A coisa teve lugar na Nação de Norrland, a maior em Uppsala, e os presentes estavam divididos por nove mesas, todas elas identificadas pelos nomes de divindades egipcias, nórdicas, gregas e romanas: a nós os três do mestrado em Estudos Vikings calhou-nos o Anúbis. Felizmente, a festa não tinha código de indumentária - como disse a Eva, é tudo arqueólogos e ninguém liga muito a isso - por isso eu e a Aylin fomos como bem nos apeteceu:



Lembrei-me de levar a camisa branca e a gravata do fato de puto de escola, a primeira fora das calças e a segunda sem o nó apertado: acho que já tenho roupa para o baile de gala da escola aí em Alcobaça em Junho :p



Esteque está com a Aylin é o Kurt, um homem muito envolvido com o departamento e que organiza actividades de arqueologia experimental, isto é, pôr estudantes e alguns professores a fazer coisas tal como teriam sido feitos há séculos atrás (como coser sapatos, talhar esquis em osso de rena ou trabalhar com metal, nomeadamente joalharia e armas... e eles fazem-no mesmo!!!)

Mas se a coisa falhava em formalidade de roupa, tinha imensa noutros detalhes: as pessoas só se sentavam quando alguém gritava para o fazerem (até lá estava tudo de pé junto das cadeiras), as terrinas com a comida, molho e etcs eram passadas de mão em mão segundo uma ordem estabelecida e todos tinham uma lista de várias canções de beber que as pessoas - tanto professores como alunos - iam cantando por entre os brindes, discursos, piadas e histórias que cantavam ou contavam. Por entre a lista encontrava-se esta dos Monty Python :D



A lista das pessoas por mesa. Podem clicar na fotografia para a verem em tamanho maior (aviso já que está um pouco desfocada)



A bela da entrada requintada :p



A Alexandra e a Aylin. A professora veio com umas calças largas e uma mini-saia por cima :D



Chama-se fome, muita fome :p



Este foi o último brinde no final da última canção de beber: todos os presentes tinham que se pôr em cima das cadeiras, cantar e brindar. Moca de gente!

Terminado o jantar, foi tudo para a outra ponta da nação onde estava a decorrer um pequeno concerto de jazz num grande salão. Por entre uma banda animada e muita gente a dançar, eu e a Aylin lá socializámos com mais uns quantos nativos.



A dada altura, um dos rapazes que tinha estado no jantar chegou ao pé de nós os dois e perguntou de algum de nós era membro da Tolkien Society, isto porque a namorada dele faz parte da versão sueca da mesma organização e tinha recebido um e-mail de um estudante de Estudos Vikings e Medievais a perguntar pelas actividades da Sociedade em Estocolmo. Advinhem quem é que respondeu: it was me :] :D :p

Pronto, lá pela meia-noite e picos eu e a Aylin viemos embora. Apanhámos o autocarro para casa e eu ainda me estive a entreter com qualquer coisa antes de ir para a cama. Agora vou ler umas coisitas para o trabalho sobre os vikingues na Galiza, que amanhã há mais actividades natalícias: às 11 da manhã parte um autocarro rumo a Sigtuna, a cidade mais antiga da Suécia e onde se vai realizar uma Feira de Natal :D Resmas de fotografias estão naturalmente prometidas ;)

Beijinhos e abraços a todos, em especial para a Jeta, que está com saudades de uma sessão de Mario Kart, lol. Uma Nintendo 64 com os quatro comandos já calhava, babe ;)

2 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

tens uma amiga muito gira é sueca.

12:41 da manhã  
Blogger Héliocoptero disse...

Naaaa! É de nova-iorque, mas tem nacionalidade turca que a familia dela é toda da Turquia (acho que de Istambul, para ser mais preciso).

5:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home