quinta-feira, dezembro 15, 2005

Nobel e festa à lá islandesa

 

No dia 13 de Dezembro, dia de Santa Lúcia, é dia de Nobel em Uppsala: no edicífio principal da universidade, o laureado com o Prémio Nobel da Paz faz um discurso e responde a questão de um grupo de estudantes e professores. Este ano foi o Director Geral da Agênicia Internacional para a Energia Atómica, Mohamed ElBaradei. Infelizmente, esqueci-me de levar a máquina fotográfica, por isso não há imagens da coisa nem do interior do edifício, que é lindissimo! Vão ter que esperar até eu dar com alguém que tenha algumas (o que não deve ser muito dificil, porque havia lá imensa gente com máquinas fotográficas).

Entretanto, lá pelas 18.30 do mesmo dia, eu e uns quantos colegas meus fomos até casa do professor Heimir, o nosso tutor em islandês antigo e literatura antiga islandesa, para um jantar com ele e os alunos e professores do Departamento de Línguas. Para além do ambiente altamente acolhedor, a noite foi marcada por bom humor, boa comida, muita diversão, canções de beber islandesas e suecas, canções sobre a Santa Lúcia e, pelo meio, deu para conhecer umas quantas pessoas novas do mundo académico de Uppsala, nomeadamente excelentes alunos que, certamente, são futuros professores e investigadores.



O professor Heimir e a Aylin.



Eu e o Shane.



Um dos momentos mais insólitos da festa foi quando um grupo de suecos se meteu com uma dança típica das Ilhas Faroe, um pequeno arquipélago entre a Escócia e a Islândia e onde alguns deles já tinham estado. A dança consistia em dois passos para esquerda e um para a direita e era acompanha por uma canção em faroês que, naturalmente, eu não memorizei :p A dada altura, todas as pessoas do jantar estavam de mãos dadas a andar à volta da parte central da casa, por entre a voz sonante de alguns e os risos de outros.



Um dos alunos do Departamento de Linguistica. Estuda Linguistica Indo-Europeia Comparada e, como quase toda a gente naquela festa, é uma pessoa com quem se pode ter conversas super interessantes. Topem a bela da caneca que ele estava a usar, hehehe.



Outro estudante sueco de Linguistica, o Stefan. Este rapaz fala fluentemente ou conhece minimamente cerca de dezoito línguas, incluindo umas seis mortas, como o inglês antigo, irlandês antigo ou alto alemão antigo; também sabe faroês, dinamarquês, norueguês, islandês, finlandês, tem um alemão fluente e etcs. Crânio e muito jabardo, como se pode ver pela maneira como se atirou a uma das última panquecas, lol.



Fotografia de turma...mais ou menos. Atrás está a Aylin mais o Shane, à frente a Ragnheiður (a nossa colega islandesa) e a Alexandra. O gajo do lado direito não faço a mínima ideia quem seja...algum pendura, LOL!



Quando a festa terminou, já passava da meia-noite, houve uma after-party entre alguns de nós: eu, o Shane, a Aylin, a Ragnheiður e três estudantes de linguistica passeámos pela ruas de Uppsala, de nação em nação até acabarmos num pub muito britânico mesmo ao lado da Associação de Estudantes, onde falámos até às 2.30 e fomo-nos divertindo pondo música na jukebox que lá havia. Ouvir Joy Divison foi um momento delicioso e que eu tinha que partilhar com alguém de Alcobaça... não foi Henrique? ;)



A cambada do pub numa espécie de momento Kodac :p