sábado, janeiro 21, 2006

C'est la vie en blanche

 

Ontem, quando sai de casa e apanhei o autocarro para ir ao ginásio, o Masond, um dos suecos a morar aqui no corredor e que foi comigo até à baixa da cidade, disse-me que se aproximava uma tempestade de neve vinda do norte da Suécia, onde a temperatura já andava pelos vinte de oito graus negativos...oh yeah!

Hoje, quando acordei, o cenário não era bem o de uma tempestade, apesar dos ocasionais momentos de vento (muito) mais forte que reduziam um pouco a visibilidade. Caía, ainda assim, neve em abundância:



E agora, meus caros pais, amigos dos meus pais, irmãos galegos, emigrantes 'tugas na Suécia, meus queridos amigos e amigas e outros estimados leitores....a estreia de um vídeo no Na escola em Uppsala. É um salto qualitativo que custou, mas foi ;) Podem ver trinta segundos da queda de neve desta manhã clicando na imagem em baixo :) Não se admirem se demorar um pouco a carregar.



Quando fui ao centro da cidade pouco depois, enquanto passava pelo jardim em torno do castelo, dei de caras com umas coisas que me pareciam familiares, assim a dar ares de Serra da Estrela, e juntei as peças na minha cabeça pensadora: sacos de plástico? Gritos? Gente espetada ao comprido na neve? Oh diabo! Alguém se anda a divertir a escorregar no piso gelado!



E é verdade! Lá estavam uns quantos estudantes de saco de plástico na mão, divertidissimos a descer por uma colina da encosta do castelo. Rita, amanhã vamos fazer o mesmo e berrar que nem beirões, LOL! :p

No resto de Uppsala a vida segue em branco, com o rio e lagos congelados a fornecerem à neve a base sólida que ela precisa para acentar e deixar-se acumular. Os patos, enquanto isso, apinham-se nos poucos recantos onde a água continua em estado líquido, ou espalham-se pelos passeios e obrigam as pessoas a ziguezaguear por entre eles:







Este é o mesmo lago da outra entrada com fotografias do gelo. Lá ao fundo está o castelo, como já devem saber, enquanto que aquele edifício em tom de salomão do lado esquerdo é o ginásio.









Não tarda vou voltar para o frio para fazer umas compritas, que depois de jantar a noite segue com o escrever de muitos postais e uma carta enooooorme para a Miz... porque sim, há muito tempo que nós os dois não "conspiramos", LOL! :]

4 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

As fotos estão ESPECTACULARES, Hélio, e os comentários também :D Tenho pena de não ter conseguido ver o filme, mas vou tentar outro dia (que já estou a cair de sono :p) Jinhos, namárië e... agasalha-te :p

1:03 da manhã  
Blogger ... disse...

Helio...presumo q seja esse o teu nome.lol
Olha, n sei como "tropecei" no teu Blog e gostei...gostei tanto que acabo de cometer um crime por isso.
N resisti e partilhei no meu blog um frase dita por ti...epah...desculpa, mas n resiti partilha-la com mais alguém!Lol...enfim...n nos conhecemos e, por isso, n me podes "apanhar"!!!Lol...não, agora a sério, se quiseres vai lá ver e se, entenderes q n devo permanecer com a citação no teu Blog eu retiro, como Diz qq coisa... ineth
Tiago

4:29 da tarde  
Blogger papoilasaltitante disse...

Hélio as fotos estão lindas e o filme tembém... (tens que me explicar como o adiccionaste ao blog ;) )
Cuidado com as gripes ..olha que (em Portugal)..já estou de molho!!
Beijinhos
Narcisa

4:30 da tarde  
Blogger ... disse...

lol...obrigado pela compreensão então!Lol...já me sinto mais aliviado!
Lololol...se bem, que, na verdade, foi precisamente a parte do "Destino" que achei mais brilhante...lol

Tks ...

já agora...como é q meteste um filme no Blog?
Olha, se tiveres msn talvez seja mais fácil (isto no auge da minha prepotência ao achar que te vais dar ao trabalho...lol) de me explicares.
Diz qq coisa...
até breve.

6:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home