terça-feira, março 21, 2006

Aula fora da sala

 

Hoje foi dia de uma aula diferente, não tanto pela matéria, mas antes pelos locais: primeiro no jardim frente à Reitoria da universidade, depois dentro da catedral da cidade e, finalmente, na área em redor da mesma. Objectivo: analisar as diversas pedras rúnicas espalhadas pela zona. A aula foi dada pela professora Anne-Sofie Gräslund, uma senhora de idade (deve andar perto dos seus 70 anos), académica de renome, super simpática, dinâmica e que se desloca até à faculdade de bicicleta.



A aula a decorrer. Sim, eu sei, está tudo de costas, mas também eu não ia pedir à professora para parar a explicação que ela estava a dar para eu poder tirar uma fotografia. Estavamos todos de olhos postos nesta pedra:



O texto é basicamente o mesmo do costume: pessoa A mandou erguer esta pedra em memória da pessoa X, que era o pai ou a mãe ou o irmão ou a irmã da pessoa A. Por vezes é-nos referida a profissão do falecido (capitão de um navio, agricultor, comerciante, etc.), um elogio (bom pai, bom cristão, bom líder, etc.) e/ou coisas de renome que ele ou ela tenha feito em vida. O interessante neste caso é a presença de um nó triplo, muito ao género de um trisquel, onde normalmente estaria uma cruz, símbolo muito frequente já que a esmagadora maioria das pedras rúnicas são objectos cristãos. Vejam o exemplo desta:



Encontra-se dentro da catedral, debaixo de um dos pilares. A coisa foi descoberta há umas décadas atrás durante um grande restauro da igreja e achou-se por bem deixar esta pequena parte à vista. Deu-se com outras seis também sob pilares da igreja e duas junto a parede exterior.

Caríssimos wiccans e outros deleitados pelo mundo do oculto, esqueçam muito daquelas tretas que lêem em livros New Age de qualidade duvidosa: a larga maioria das pedras rúnicas que temos são obra de cristãos para cumprir uma função cristã, nomeadamente o rezar pela alma do falecido. Não tem nada de advinhação, esotérico, mágico e outras coisas tais, e de pagão só o aspecto.

Também no interior da catedral encontra-se uma pequena curiosidade:



Um capitel que mostra dois judeus a chupar as tetas de uma porca. É uma peça de esculta anti-semitica, que continua lá por ser parte do património histórico e ao lado da qual a Igreja Sueca colocou o seguinte texto:


Podem clicar para ver a imagem em tamanho máximo.

E como já devem ter percebido pelas fotografias, por aqui continua-se com neve por todo o lado e não é apenas na Suécia: constou-me que há uns dias atrás Oslo esteve com 20 graus abaixo de zero e que a Saxónia, região alemã junto à República Checa, continua coberta de branco. Enquanto isso, na Islândia, neve nem vê-la: ou já se foi toda, ou este ano não chegou sequer a cair. Querem ver que a corrente do Atlântico Norte está a dar sinais de fraqueza... :/