sexta-feira, março 10, 2006

Vasa...o grande Vassa

 

Depois da visita ao Museu Medieval, eu, o Shane, a Aylin e a Aurore (os dos costume da vida airada, portanto :p), seguimos a pé ao longo dos canais em parte congelados, em direcção a outro museu, um dos poucos do Estado em que se tem que pagar para entrar.







Este edifício deslumbrante é o Museu Nórdico. Por muito que eu me sentisse tentado a entrar, ainda não foi desta, porque o nosso destino era outro...



...o Museu do Vasa!!!

Vamos a um pouco de história. O Vasa é nada mais, nada menos que um navio de guerra sueco do século XVII. O que faz dele um objecto tão especial é, em primeiro lugar, o seu enorme tamanho: 69 metros de comprimento e pouco mais de 50 de altura, com capacidade para quase 150 marinheiros e 300 soldados. Em segundo lugar, pela sua fatídica viagem inaugural: zarpou pela primeira vez a 10 de Agosto de 1628, mas o peso da sua carga era excessivo e, quando um vento forte fez com que o navio oscilasse para um dos lados, a água começou a entrar pelas janelas dos canhões e ele afundou-se lentamente. Morreram entre 30 a 50 pessoas. Finalmente, em terceiro e último lugar, o seu estado de conservação: resgatado do fundo do lago que banha Estocolmo na década de 1950, 95% da estrutura original sobreviveu até aos nossos dias. Nos anos 80, depois de ter sido alvo de intensos trabalhos de restauro e preservação, foi transferido para o museu onde se encontra actualmente.

O edifício foi construida à medida do Vasa, desdobrando-se à sua volta num total de seis andares que nos permitem observar os detalhes da embarcação, nível após nível, tudo completamentado por milhares de artefactos, maquetes, vídeos, desenhos, mapas, reproduções à escala e simulações por computador, tudo espalhado por uma data de pequenas salas nos vários pisos. O preço normal da entrada é de 80 coroas (coisa de 8 euros) e há desconto de 50% para estudantes. Sinceramente, pela qualidade do que se vê, é quase o mesmo que ser de graça: é um excelente museu, hiper detalhado, planeado ao mais infimo pormenor e multilingue (incluindo com algumas coisas em português).

Desgraçado de quem for a Estocolmo e não for ver o Vasa: é inacreditável e absolutamente excepcional! O Shane não teve qualquer hesitação em dizer que é um dos melhores museus que alguma vez visitou. Eis umas quantas fotografias...

















Um olhar mais próximo a algumas das milhares de escultas que adornam o navio.



Quase que aposto que, se ele lá fosse, o meu pai ia perder a fala durante largos minutos. Vejam algumas das coisas nas salas mais pequenas espalhadas pelos seis pisos em redor do Vasa:



Os restos mortais de algumas das pessoas que morreram no navio.



O Shane junto de um mapa da Europa da Guerra dos Trinta Anos (1618 a 1648), altura em que o Vasa foi construído.



O afundamento do navio...



... uma réplica em tamanho real de parte do interior (e sim, pode-se andar lá dentro)...



... e uma vela original em bom estado de conservação! Seria a mais pequena de todas, uma das do topo de um dos mastros, e podem ver o tamanho da coisa comparando com o Shane, ele que se pôs na fotografia para dar uma ideia da escala.

Não há muito mais a dizer, as fotografias falam por si. A exposição tem milhares de pequenos artefactos encontrados nos destroços, desde roupas, calçado e armas, a joalharia, instrumentos de carpintaria, culinária e jogos de tabuleiro, passando objectos e uma lista quase interminável de descrições da vida na Suécia da época. As palavras são parcas para descrever toda a riqueza contida naquele museu: vale mais que a pena uma visita e é impensável ir a Estocolmo sem ver o Vasa!

Para os meus pais, eles que possivelmente não terão hipóteses de cá vir, comprei umas recordações para vocês :p Mas antes de me ir embora ainda lá volto para rever o museu e arranjar mais uns presentes para mais alguém ;)

Beijinhos e abraços a todos!

1 Comments:

Blogger papoilasaltitante disse...

Maravilhoso!!Ai que "inveja"!! aguçaste-nos a curiosidade, deve ser grandios e lindo!
Bjs Marisa

9:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home