domingo, abril 30, 2006

Valborg - os chapéus

 

Lá pelo meio-dia, depois da aquática e hilariante parada de barcos imaginativos, a massa humana que se concentrava ao longo das margens do rio Fyris passou em grande número para o jardim atrás do Ekonomikum. Resultado: uma imensa carpete humana com um palco num canto, jogos aqui e ali e muita comida e bebida. O cenário era este:







A paisagem era muito semelhante numa série de outros grandes jardins públicos de Uppsala.

Depois de ter ido comer qualquer coisa com a Rita e a Ana, nós os três fomos até junto da biblioteca univeristária Carolina Rediviva lá pelas 14.30. Uma vez lá, deparámo-nos com outra massa humana:



Pelo meio reparámos numa coisa interessante: uma bandeira da Dinamarca e outra da Bélgica na companhia de uma da Catalunha :D Não me perguntem porquê que eu não sei, mas foi uma visão agradável :D



O motivo pelo qual esta gente toda estava concentrada em frente à biblioteca era nada mais, nada menos que uma tradição com pouco mais de 100 anos, que consiste muito basicamente em o reitor da universidade, da varanda da Carolina, acenar com um boné branco e os estudantes - novos e velhos - responderem com um gesto idêntico. É uma coisa de alunos finalistas, um pouco como a benção das fitas em Portugal. Participam tanto os finalistas actuais como os que já passaram pelo momento, motivo pelo qual se viam pessoas de idade com bonés já mais amarelos que brancos. Vejam o exemplo deste simpático casal de velhinhos:



Frente à Carolina actuava a banda de umas das nações de estudantes, enquanto outros dançavam:



Pouco depois, eis o momento mais esperado:



Agora para as nove da noite está prevista uma cerimónia ao pôr-do-sol para dar as boas vindas a Maio e, com ele, à Primavera: no topo da colina do castelo vai ser tocado o sino da fortaleza e um coro de estudantes vai saudar a nova estação. Depois disso ainda devo ir até à cidade antiga onde vão haver grandes fogueiras (tal como um pouco por toda a periferia da cidade).