segunda-feira, maio 22, 2006

Gotlândia II: ida ao museu

 

O Museu de História da Gotlândia situa-se bem no centro da parte medieval de Visby, num edifício antigo com um grande pátio central que, azar o nosso, estava em obras. Aliás, o museu todo estava em fase de reorganização e redecoração, mas mantendo-se funcional, o que quer dizer que ainda conseguimos ver grande parte do seu espólio.



A primeira sala era inteiramente dedicada às pedras pictóricas da Gotlândia, lajes de rocha esculpidas e pintadas com nós, espirais e círculos e figuras animais e humanas. A mais antiga que se conhece data do século V, a mais recente do século XII e são um fenómeno exclusivo da Gotlândia: fora dela, o que se encontra são gravuras em formações rochosas naturais ou pedras rúnicas. Aqui ficam alguns dos melhores exemplares que estavam em exposição:









Já na sala seguinte, o que se via era restos humanos retirados de sepulturas antigas, onde foram colocados após terem sido cremados...



... ou de corpo inteiro e com bens materiais para a próxima vida:



As rochas em redor formavam o contorno de um navio e numa entrada mais à frente eu vou pôr uma fotografia de uma sepultura do género.

As salas seguintes continham artefactos do período vikingue...



... arte do período medieval...





... e ainda metais preciosos, principalmente moedas e outros objectos de prata que têm sido encontrados em grandes quantidades na Gotlândia, enterrados no solo às dezenas de quilos durante o período vikingue sem se saber porquê:



Finda a visita ao museu, o grupo dividiu-se entre idas a lojas de artesanto e regresso ao hotel para vestir roupa mais quente. Encontrámo-nos uma hora depois para uma visita guiada a Visby.