quinta-feira, maio 25, 2006

Gotlândia IV: o norte da ilha

 

O segundo dia na Gotlândia começou pelas 8 horas da manhã, para tomar uma banhoca, vestir e tomar o pequeno-almoço. Às 9 estavamos de abalada para o norte da ilha.



O programa do dia incluia a visita a diversas igrejas medievais, um cemitério da Idade do Ferro e uma ida à ilha a norte que também faz parte da Gotlândia, onde iamos ver uma pequena aldeia piscatória e vestígios de um antigo porto vikingue numa praia com formações rochosas que são imagem de marca da região.



Esta foi a primeira igreja que vimos, localizada numa aldeia chamada Källunge. Cosntrução do século XII em estilo românico e com fortes influências ortodoxas no interior, no século XIII foi alvo de obras que nunca chegaram a ser terminadas.



De seguida fomos a esta outro numa localidade de nome Bö. Esta igreja tem três coisas interessantes:



Uma pedra pictórica que foi usada como material de construção para uma das paredes. Nada de novo quanto a esta prática, basta lembrar que a Basilica de São Pedro em Roma foi construida em parte com pedras do Coliseu ou que até há não muito tempo atrás se usava pedras do castelo de Alcobaça para construir casas.



Uma fonte baptismal linda!



E esta janelinha pequenina numa parede. Servia para as pessoas que estivessem do outro lado, numa sala apertada, também pudessem assistir à missa. E quem é que estava fechado na sala, perguntam vocês? Os doentes ou as mulheres que tivessem dado à luz há pouco tempo, por exemplo.

Depois fomos ao tal cemitério, onde as sepulturas estão marcadas por pedras simplesmente amontadodas...



... ou dispostas de uma forma mais trabalhada:



Após um piquenique no cemitério, seguimos para a próxima igreja, uma que tem esta torre...



...e que por dentro tem este aspecto:



Depois viajámos coisa de meia hora para norte, onde apanhámos o barco para a ilha de Fårö (lê-se Fourö, não é Faro :p)...



... onde visitámos esta pequena aldeia piscatória...



... e vimos estas rochas numa praia mesmo ao lado:



Também ao lado, a Alexandra mostour-nos os vestígios de um porto vikingue, alguns túmulos e o que resta de uma igreja antiga:



Depois ainda visitámos outro cemitério, demos um passeio pela faixa costeira e regressámos a Visby.



Portugal: 8 dias!!!