sábado, maio 27, 2006

Passeio sueco

 

Hoje foi dia de mais uma visita de estudo, daquelas que não são oficiais porque não são patrocinadas pelo departamento, mas que os professores decidem organizar na mesma e os alunos concordam de imediato :]

Assim, hoje de manhã, eu e mais quatro colegas meus metemo-nos em dois carros de duas professoras - a Alexandra e a Anika - e partimos num périplo de 400 quilómetros pelo centro da Suécia, em torno do lago Mälar (o mesmo que banha Estocolmo). Vimos cemitérios das Idades do Bronze e do Ferro, antigos locais de assembleia, vestígios de fortalezas, pedras rúnicas às dezenas e ainda partes intactas de uma estrada milenar que era usada por reis para se darem a conhecer aos seus súbditos numa viagem pós-coroação. Só para dar uma ideia do que foi, cá vão algumas fotografias.



Uma colina funerária num dos pontos mais altos num raio de dezenas de quilómetros.



Parte do tecto de uma igreja medieval.



Lasanha vegetariana na casa de Verão dos pais da Alexandra :p



Uma das mais lindas pedras rúnicas da Suécia, gravada numa encosta rochosa de um bosque sueco e decorada com figuras alusivas à lenda de Sigurd, o herói escandinavo que mata o dragão Fafnir, deita mãos a um anel amaldiçoado e, enquanto cozinhava o coração do dragão numa fogueira, toca-lhe e queima-se, levando o dedo à boca. É precisamente essa parte da história que podem ver na fotografia ;)



Uma sepultura-navio, nem de perto tão bonita e perfeita como a que vi na Gotlândia, mas ainda assim localizada mesmo ao lado de uma das maiores colinas funerárias da Escandinávia.



Também ao lado da colina, uma fila de pedras (lado direito da fotografia) que ladeava a estrada real que o soberano usava para a sua aclamação em todos os locais de assembleia do reino.

11 Comments:

Anonymous Miguel Carvalho disse...

oias outra vez!
olha tenho mais umas questões a fazer-te!
Tu ja fals sueco?foi dificil aprender!
em uppsala só existe uma universidade?
cumprimentos:
Miguel Carvalho

12:38 da tarde  
Blogger Heliocoptero disse...

Não, não falo sueco, mas depois de nove meses aqui já entendo uma quantas frases e sou capaz de dizer umas quantas coisas. Mas não tenho vocabulário para manter minimamente uma conversa.

A maior dificuldade na aprendizagem do sueco será por ventura a pronúncia, coisa que se resolve quando ouves a língua todos os dias e começas a reparar em certas nuances. A conjugação dos verbos é igual para todas as pessoas gramaticais e és capaz de achar estranho que os artigos definidos sejam sufixos. Se souberes inglês, ajuda; se souberes alemão, é meio caminho andado para aprender sueco.

Quanto à pronúncia, por exemplo, quando tens um «a» em duas sílabas diferentes, o primeiro é muitas vezes pronunciado como um «o». A palavra sueca para rua é "gatan", mas tendem-se a dizer «gótan». Um «rs» numa palavra pronuncia-se «rx». Consequentemente, "Helsingforsgatan", nome de uma rua em Uppsala, pronuncia-se «Helsingforxgótan».

Se fores aluno em ERASMUS tens direito a aulas de sueco gratuitas. Se quiseres ter aulas em Lisboa antes de vires para a Suécia, tenta no Centro de Cursos Livres no ISCTE.

Quanto à universidade, julgo que há apenas uma em Uppsala, sim, se bem que com instituições satélite (Rita, como é que era com a SLU?).

Abraço,
Hélio

1:53 da tarde  
Anonymous miguel carvalho disse...

pois mas eu sou do porto lo0ol !
cumpromentos miguel!as aulas são dadas em ingles ?
cumps: miguel carvalho

2:50 da tarde  
Anonymous miguel carvalho disse...

ah e sabes quais os cursos?nas instituiçoes satelites?é que eu estive a ver apagina na net e la nao tinha nada referente ao meu curso!cumps
miguel carvalho

2:52 da tarde  
Blogger Heliocoptero disse...

Julgo que a Universidade do Porto tem aulas de sueco, mas entra em contacto com a Embaixada da Suécia para poderes confirmar (http://www.swedenabroad.com/pages/start____5591.asp).

Se as aulas na Suécia são dadas em inglês ou em sueco depende do curso. No meu caso, o mestrado é internacional, por isso funciona inteiramente em língua inglesa.; noutros cursos, julgo que se pede alguns conhecimentos de sueco.

Quanto às outras instituições, estou à espera que a Rita, uma outra portuguesa que esteve aqui a estudar na área de biologia, explique se a SLU faz parte da Universidade de Uppsala, ou se é uma instituição à parte.

Se não consegues encontrar o teu curso, tenta entrar em contacto com a faculdade ou o departamento onde normalmente ele ser leccionado:

http://info.uu.se/fakta.nsf/sidor/faculties.id32.html

3:18 da tarde  
Anonymous miguel carvalho disse...

oks obrigado!miguel carvalho

8:26 da tarde  
Anonymous miguelcarvalho disse...

e quando souberes das outras instituiçoes publica aqui no teu blog ! obrigado!
miguel carvalho

8:58 da tarde  
Anonymous Roteia disse...

Emocionante, Heliocoptero!

11:37 da tarde  
Anonymous juliano disse...

meu nom e e juliano ozga nystrÖn , e eu queria saber como vc conseguiu a oportunidade de ir para a suecia . sou do brasil. mas meus tataravos sao da suecia (uppsala). e eu gostaria de saber os procedimentos.

se puder responder muito obrigado..

juliano nyströn..
e-mail:
nystron@hotmail.com

2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Há também o curso de sueco no Porto na Folium Forlag. O site é www.folium.pt
Ana

2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sim, há o curso de sueco na Folium Forlag no Porto, é uma sucursal da Folium daNOruega. Sei que já estão com iscrições abertas e parece que já começa na semana que vem. São mesmo especializstas em línguas escandinavas, se dos detalhes pois uam amiga minha vai iniciar lá com eles o de Norueguês. Entretanto é melhor entrarem em contacto com eles: www.folium.no
Tel: 225025301 / 912094877
Fica na rua da Constituição, 814 5º andar, Sala 31

4:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home