sexta-feira, junho 02, 2006

Dias longos

 

Os dias andam definitivamente longos. E digo isto em dois sentidos: primeiro porque ando a passar longas e intermináveis horas na azafama que antedece a partida (limpeza, fazer as malas, despedidas, etc.) e em segundo porque já estamos em Junho, o mês do solstício de Verão. Para quem não sabe, 21 de Junho é o dia mais longo do ano, e se em Portugal isso equivale a termos sol até às dez da noite (mais coisa, menos coisa), na Suécia o fenómeno é mais extremo e o céu à meia-noite tem este aspecto:



Por alguma coisa isto é a terra do sol da meia-noite... literalmente! Por esta altura do ano nunca anoitece completamente e a 21 de Junho, disse-me o Masoud há uns minutos atrás, o sol põe-se apenas por uma hora, o que quer dizer que em vez de noite os suecos têm simplesmente um longo crepúsculo de sessenta minutos seguido de um novo nascer do sol. Chega a ser irritante, disse-me ele, e eu até o percebo, porque às três da manhã já está a amanhecer e para dormir é do caneco. Mas não deixa de ser um fenómeno exótico ou mesmo mágico aos olhos de um português :]

Já agora, cá vai mais um vídeo do grito das dez horas, que deviam ser da noite, mas nesta altura do ano é ainda bem de dia, como podem ver:



Vou sentir saudades desta tradição estudantil da Flogsta... :(

1 Comments:

Blogger papoilasaltitante disse...

Qaundo tiveres saudades abre a Janela.... e lá vai disto!!!
Está quase!!
Bjs

2:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home